A Rede Arredores concebida pelo Instituto Terrazul tem como proposta de trabalho a proteção, a valorização e a sustentabilidade do Sistema Lagunar da Baixada de Jacarepaguá, por meio do desenvolvimento de projetos integrados que contemplem aspectos econômicos, ambientais, sociais e culturais.

O Projeto Arredores na Escola, em parceria com a
Unimed Rio, é parte integrante da Rede Arredores e visa a implementação da política de educação ambiental na grade curricular das escolas envolvidas de forma transdisciplinar e tem como estratégia metodológica a utilização do “território” como abordagem catalisadora e motivadora da discussão holística e sistêmica em sala de aula. A meta é possibilitar a formação de jovens protagonistas por meio do fortalecimento, empoderamento e o sentimento de pertencimento de todos os envolvidos.

O Núcleo de Comunicação para a Sustentabilidade estruturado no interior da escola, constitui-se em um espaço de produção de informações ambientais pelos jovens envolvidos no projeto, com intuito de mobilizar a população local para participação do processo de construção do território.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Visita à ETE Barra da Tijuca - CEDAE


Olá pessoal!

Mesmo antes do lançamento oficial do nosso núcleo, já fizemos mais uma atividade super interessante.

No dia 17 de agosto, visitamos a Estação de Tratamento (ETE) da CEDAE – BARRA. Com objetivo de entender seu funcionamento e conhecer sua importância. Nesta atividade podemos perceber o quanto é longo e trabalhoso o processo de tratamento do esgoto.
Um funcionário da CEDAE chamado Paulo César, nos recepcionou e apresentou em slides tudo sobre a estação. Logo em seguida fomos conhecê-la."

Lá a turma aprendeu como é feito o tratamento da água, passo a passo. Desde que sai das casas ate chegar lá na ETE. Isso fez com que todos nós refletíssemos sobre a importância da economia de água e que ensinássemos para nossas famílias, amigos e  vizinhos ações simples do dia a dia, como: tirar das pias resto de comida, não jogar lixo nos rios ou córregos, usar corretamente a água da nossa casa, entre outras atitudes. No final da visita todos os alunos ganharam um diploma assinado pelo diretor da CEDAE. Nos tornando divulgadores do trabalho lá realizado e defensores da água do nosso Planeta!

Então gente, cuidem da nossa água com carinho e usem com consciência, por que já tem lugar no mundo fazendo guerra por falta de água!!!


Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário